quinta-feira, 21 de julho de 2011

concerto - Quarteto de violões Quaternaglia em BH



 Na terça feira passada dia 19/07 Belo Horizonte recebeu o quarteto de violões Quaternaglia,  o público teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho deste quarteto que já completou 19 anos de carreira e lançou cinco discos. O concerto foi para lançar o último CD intitulado “Estampas” . Foram executadas  em recital, obras  de compositores como Egberto Gismonti , Paulo Bellinati, Leo Brower e Frederico M. Torroba.  Um dos desafios que qualquer grupo camerístico formado somente por violões, seja ele  duo, trio ou quarteto é fazer com o que todos os intrumentos soem naturalmente como um só, principalmente nos momentos em uníssono  e contraponto, tarefa que o Quaternaglia faz muito bem.O grupo possui uma sonoridade bastante homogênea e equilibrada , qualidade fundamental para um grande quarteto de violões.

Além dos quatro intrumentos utilizados pelos músicos terem sido construídos pelo grande luthier Sergio Abreu  é notável  a preocupação musical dos integrantes diante da interpretação e execução das obras. 

Destaque para  “Los Caminhos del  Viento”(2007) do compositor cubano Leo Brower.  Essa peça inicia com um pequeno ostinato(duas notas) ,a princípio não muito atraente, mas é só entrar os demais objetos sonoros  que obtemos as belas surpresas que a obra nos reserva.”Los Caminhos Del Viento”  é uma gravação inédita do CD “Estampas” ,e, com a ritmica deslocada  e efeitos especialmente escritos para quatro violões( Mi grave, acordes quartais ...) formam o principal atrativo da peça. Leo Brower mais uma vez surpreendendo. Vale a pena escutar!        

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Para Apreciar - Ritmos e Danças - violão e quarteto de cordas - Aliéksey Vianna

                                            DISCO I          

Sem dúvida alguma, um disco surpreendente,  Alieksey Vianna em Ritmos e danças reuniu  em dois cd´s, peças  de compositores pan-americanos  como Sérgio Assad, Carlos Guastavino, Leo Brower ,Egberto Gismonti entre outros, escritas originalmente para  violão e quarteto de cordas. Gostaria de destacar primeiramente  a escolha do repertório e a ordem das peças feita nas gravações onde existe um belo equilíbrio  de caráter e estrutura das obras que são marcadas por ritmos fortes , temas viscerais e belas doses de lirismo.
O  primeiro cd tem como abertura a obra “Five World Dances” de Sérgio Assad que mostra muito bem  sonoridades características  de várias partes do mundo,  a primeira dança da suíte possue um tema bem marcante executado pelo quinteto inteiro,  nesta idéia inicial, Sérgio utiliza uma escala tipicamente árabe que virá a se repetir no final, executada com muita energia por Alieksey Vianna.  Destaque também para a quarta dança “Balkan” que, em meio a frases e ritmos fortes executados pelo  quarteto,  o violão sempre volta a uma idéia ornamentada que intriga o ouvinte, dando a impressão que é a primeira vez que a escutamos.
Depois da faixa “ Rítmos e Danças” de Egberto Gismonti, escutei  Las Presencias n º6: “Jeromita  Linares” de Carlos Guastavino que é, simplesmente maravilhosa, um contraste de caráter em relação as obras anteriores que nos proporciona sentir toda a nostalgia e leveza da peça.  A última peça do disco 1 , o “quintetto”  do renomado compositor Leo Brower ,volta com muita energia  , e , com uma escrita clara e bem distribuída para violão e quarteto de cordas,  brower trabalha muito bem os objetos musicais apresentados  inicialmente , explorando os timbres, as possibilidades de articulação e a textura dessa formação instrumental.

 DISCO II

No segundo volume do cd  “Ritmos e Danças”, Alieksey Vianna trabalha com peças mais complexas,  com grandes valores composicionais e uma densidade artística admirável. São peças que apresentam propostas diferentes de caráter e forma,mas quando escutamos o disco  inteiro em uma só audição, notamos um efeito de unidade realmente impressionante durante a apreciação, uma  característica importante que todo bom disco deve ter.  A primeira peça se chama “Migration” do compositor  americano  Ralph Towner, possui uma linguagem bem sofisticada , seu início é bem agitado e possui uma rítmica bastante alternada, idéia que antecede uma sucessão de pequenos  ostinatos  que servem como principais fios condutores da peça. Logo, temos as “Cuatro Danzas Sibilinas” de Eduardo Ângulo , nos apresenta , na primeira dança, um tema modal , lindo de ouvir , sereno, tranquilo ,  um ambiente sonoro  bastante expressivo. A segunda dança traz , em seus primeiros compassos toda uma densidade sentimental sugerida pelo “Adagio” (1º dança, faixa 2) que logo é intenrrompida por alguma  espécie de marcha acompanhada de belas seções de entusiamo e simpatia. O “Allegretto Scherzando” mostra toda a beleza e charme  do tango , com algumas pitadas de música árabe. E finalmente, a quarta e última dança encerra o ciclo com temas saltitantes, animados , e as vezes até engraçados.
Alieksey finaliza o disco II com  “Concerto a Cinque” do compositor Guido Santórsola, italiano que viveu no Brasil e naturalizou-se uruguaio.  Peça em quatro movimentos,  possui uma personalidade bem contemporânea, podemos perceber uma pequena influência de música dodecafônica, frases que se assemelham com Jazz contemporâneo e  técnicas tradicionais de escrita  como o contraponto, uilizado no quarto movimento “Finale – Fugato”.