
Sem dúvida alguma, um disco surpreendente, Alieksey Vianna em Ritmos e danças reuniu em dois cd´s, peças de compositores pan-americanos como Sérgio Assad, Carlos Guastavino, Leo Brower ,Egberto Gismonti entre outros, escritas originalmente para violão e quarteto de cordas. Gostaria de destacar primeiramente a escolha do repertório e a ordem das peças feita nas gravações onde existe um belo equilíbrio de caráter e estrutura das obras que são marcadas por ritmos fortes , temas viscerais e belas doses de lirismo.
O primeiro cd tem como abertura a obra “Five World Dances” de Sérgio Assad que mostra muito bem sonoridades características de várias partes do mundo, a primeira dança da suíte possue um tema bem marcante executado pelo quinteto inteiro, nesta idéia inicial, Sérgio utiliza uma escala tipicamente árabe que virá a se repetir no final, executada com muita energia por Alieksey Vianna. Destaque também para a quarta dança “Balkan” que, em meio a frases e ritmos fortes executados pelo quarteto, o violão sempre volta a uma idéia ornamentada que intriga o ouvinte, dando a impressão que é a primeira vez que a escutamos.
Depois da faixa “ Rítmos e Danças” de Egberto Gismonti, escutei Las Presencias n º6: “Jeromita Linares” de Carlos Guastavino que é, simplesmente maravilhosa, um contraste de caráter em relação as obras anteriores que nos proporciona sentir toda a nostalgia e leveza da peça. A última peça do disco 1 , o “quintetto” do renomado compositor Leo Brower ,volta com muita energia , e , com uma escrita clara e bem distribuída para violão e quarteto de cordas, brower trabalha muito bem os objetos musicais apresentados inicialmente , explorando os timbres, as possibilidades de articulação e a textura dessa formação instrumental.
DISCO II
No segundo volume do cd “Ritmos e Danças”, Alieksey Vianna trabalha com peças mais complexas, com grandes valores composicionais e uma densidade artística admirável. São peças que apresentam propostas diferentes de caráter e forma,mas quando escutamos o disco inteiro em uma só audição, notamos um efeito de unidade realmente impressionante durante a apreciação, uma característica importante que todo bom disco deve ter. A primeira peça se chama “Migration” do compositor americano Ralph Towner, possui uma linguagem bem sofisticada , seu início é bem agitado e possui uma rítmica bastante alternada, idéia que antecede uma sucessão de pequenos ostinatos que servem como principais fios condutores da peça. Logo, temos as “Cuatro Danzas Sibilinas” de Eduardo Ângulo , nos apresenta , na primeira dança, um tema modal , lindo de ouvir , sereno, tranquilo , um ambiente sonoro bastante expressivo. A segunda dança traz , em seus primeiros compassos toda uma densidade sentimental sugerida pelo “Adagio” (1º dança, faixa 2) que logo é intenrrompida por alguma espécie de marcha acompanhada de belas seções de entusiamo e simpatia. O “Allegretto Scherzando” mostra toda a beleza e charme do tango , com algumas pitadas de música árabe. E finalmente, a quarta e última dança encerra o ciclo com temas saltitantes, animados , e as vezes até engraçados.
Alieksey finaliza o disco II com “Concerto a Cinque” do compositor Guido Santórsola, italiano que viveu no Brasil e naturalizou-se uruguaio. Peça em quatro movimentos, possui uma personalidade bem contemporânea, podemos perceber uma pequena influência de música dodecafônica, frases que se assemelham com Jazz contemporâneo e técnicas tradicionais de escrita como o contraponto, uilizado no quarto movimento “Finale – Fugato”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário