concerto - Quarteto de violões Quaternaglia em BH
Na terça feira passada dia 19/07 Belo Horizonte recebeu o quarteto de violões Quaternaglia, o público teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho deste quarteto que já completou 19 anos de carreira e lançou cinco discos. O concerto foi para lançar o último CD intitulado “Estampas” . Foram executadas em recital, obras de compositores como Egberto Gismonti , Paulo Bellinati, Leo Brower e Frederico M. Torroba. Um dos desafios que qualquer grupo camerístico formado somente por violões, seja ele duo, trio ou quarteto é fazer com o que todos os intrumentos soem naturalmente como um só, principalmente nos momentos em uníssono e contraponto, tarefa que o Quaternaglia faz muito bem.O grupo possui uma sonoridade bastante homogênea e equilibrada , qualidade fundamental para um grande quarteto de violões.
Além dos quatro intrumentos utilizados pelos músicos terem sido construídos pelo grande luthier Sergio Abreu é notável a preocupação musical dos integrantes diante da interpretação e execução das obras.
Destaque para “Los Caminhos del Viento”(2007) do compositor cubano Leo Brower. Essa peça inicia com um pequeno ostinato(duas notas) ,a princípio não muito atraente, mas é só entrar os demais objetos sonoros que obtemos as belas surpresas que a obra nos reserva.”Los Caminhos Del Viento” é uma gravação inédita do CD “Estampas” ,e, com a ritmica deslocada e efeitos especialmente escritos para quatro violões( Mi grave, acordes quartais ...) formam o principal atrativo da peça. Leo Brower mais uma vez surpreendendo. Vale a pena escutar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário