quinta-feira, 21 de julho de 2011

concerto - Quarteto de violões Quaternaglia em BH



 Na terça feira passada dia 19/07 Belo Horizonte recebeu o quarteto de violões Quaternaglia,  o público teve a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho deste quarteto que já completou 19 anos de carreira e lançou cinco discos. O concerto foi para lançar o último CD intitulado “Estampas” . Foram executadas  em recital, obras  de compositores como Egberto Gismonti , Paulo Bellinati, Leo Brower e Frederico M. Torroba.  Um dos desafios que qualquer grupo camerístico formado somente por violões, seja ele  duo, trio ou quarteto é fazer com o que todos os intrumentos soem naturalmente como um só, principalmente nos momentos em uníssono  e contraponto, tarefa que o Quaternaglia faz muito bem.O grupo possui uma sonoridade bastante homogênea e equilibrada , qualidade fundamental para um grande quarteto de violões.

Além dos quatro intrumentos utilizados pelos músicos terem sido construídos pelo grande luthier Sergio Abreu  é notável  a preocupação musical dos integrantes diante da interpretação e execução das obras. 

Destaque para  “Los Caminhos del  Viento”(2007) do compositor cubano Leo Brower.  Essa peça inicia com um pequeno ostinato(duas notas) ,a princípio não muito atraente, mas é só entrar os demais objetos sonoros  que obtemos as belas surpresas que a obra nos reserva.”Los Caminhos Del Viento”  é uma gravação inédita do CD “Estampas” ,e, com a ritmica deslocada  e efeitos especialmente escritos para quatro violões( Mi grave, acordes quartais ...) formam o principal atrativo da peça. Leo Brower mais uma vez surpreendendo. Vale a pena escutar!        

Nenhum comentário:

Postar um comentário